A Vila das Formigas.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Bem no meio do campo imenso de plantação, havia uma vila somente habitada por formigas. Lá todos tinham que trabalhar para alimentar a rainha, que era muito má segundo diziam algumas moradoras. Dormia e comia o dia inteiro sem fazer nada.reclamava de tudo e de todos os serviçais que se desdobravam em trabalhar.

Como sempre no meio de uma turma tem sempre o líder, aquele que pensa um pouco diferente do resto do grupo. Suas idéias em geral são sempre aceitas, mesmo que não sejam as melhores. Todo grupo tem seu líder e às vezes nem o percebem.

Assim sendo havia em uma das moradias da vila, uma formiga que não se conformava com o sistema todo. Trabalhava e muito bem como todas, mas sua cabecinha fervia de tanto pensar em tudo. Não aceitava o tratamento imposto pela rainha, era uma violação dos direitos formigais pensava.

Porque só ela come o melhor, dorme e não faz nada. Ficava furiosa e mais trabalhava. Até que um dia teve que sair da vila, caminhar muito para buscar uma certa ervinha que a rainha estava precisando. Lá foi ela enviada para tal missão.

Andou muito e cansada já, parou para respirar um pouquinho. Foi quando ouviu barulho de água jorrando... Mas que maravilha o riacho era claro e límpido. Cansada e com sede aproximou-se dele. Assim que tentou chegar para beber a água, ouviu:

- Precisa de ajuda?

Assustou-se saindo rápido dali. Parou e olhou para ver quem falara com ela. Bebendo água e ao mesmo tempo tomando banho, estava o Elefante.

- Puxa como era grande e forte...

Voltou devarinho e pediu licença para beber água.

- Ora formiguinha a água é para todos beba a vontade, deixe que eu trarei até você um pouco dela.

Assim o fez. Ela ficou maravilhada, pois na vila tinha que pedir permissão para tudo. Contou ao Elefante como vivia e que não estava nada contente.

- Veja minha amiguinha, você vive num grupo e sempre será assim mesmo fora da vila.

- Eu também tenho meu grupo e existem regras para se pertencer a ele. Pense em cooperativismo, formiguinha.

- Você não sabe o trabalho da rainha e o esforço que ela deve fazer lá dentro sozinha.

- Agora mesmo se você quiser atravessar este riacho não poderá, pois se afogará.

- Já eu posso atravessá-lo, pois sou bem maior que você.

- Porém se for um rio maior que este, você passará eu não.

Percebeu como existem diferenças que parecem às vezes a favor dos outros?

- Mas não é assim, cada um tem o seu valor.

Veja você, por exemplo, está longe da vila e vai buscar o que a rainha precisa.

Viu este riacho, bebeu água, falou comigo, e ela? Onde estará agora? Cada um tem o seu tempo a sua força e sua missão.

Cabisbaixa a formiga disse adeus ao Elefante, e continuou seu caminho.

Nunca havia pensado desta forma. Realmente possuo meu valor, tenho o meu poder consigo o que quero.

Pensando assim apanhou a ervinha que a rainha precisava, voltou não esperando agradecimento, pois cumprira sua missão.

- Pois é amiguinho aprenda com a formiga, pense e trabalhe seja persistente você pode você tem o poder!

Mesmo não sendo o líder, você tem a você mesmo que é a pessoa mais importante do mundo.



Marlene B. Cerviglieri

0 comentários:

Postar um comentário

 
Felipe Araújo - Design by Pocket